Portfólio ZUE Porcelanas: a importância do Marketing Digital

Portfólio ZUE Porcelanas: a importância do Marketing Digital

Curso: Marketing

Semestres: 3° e 4°

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “ZUE
Porcelanas: a importância do Marketing Digital
”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre. Sigam as
orientações fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas (livros didáticos das
disciplinas, aulas, entre outros materiais complementares).

TEXTO PARA LEITURA

Os 6 principais pontos que mostram a importância do Marketing Digital para empresas
Milhares de empresas brasileiras já entenderam a importância do Marketing Digital. Só na Resultados
Digitais são mais de 20 mil clientes que estão investindo recursos na internet e colhendo bons frutos

desse investimento, gastando menos que nos métodos tradicionais. A crise da pandemia da Covid-
19 acelerou ainda mais os processos de Transformação Digital. Em nossa pesquisa Panorama PMEs,85,6% das empresas apontaram que o Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Marketing Digital, seria fundamental na retomada dos negócios. Na mesma pesquisa, 70,9% das empresas disseram que precisariam melhorar seus processos de Marketing e Vendas. Combinando esses dois dados,
percebemos que o Marketing Digital é o caminho que muitas empresas tomarão daqui para frente.

O que é Marketing Digital
Marketing Digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios
digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. As possibilidades de aplicações são
múltiplas, mas existem algumas estratégias e técnicas que são mais usadas pela grande maioria dos
negócios. Isso porque trazem resultados positivos de forma consistente. São elas: Marketing de
Conteúdo; E-mail Marketing; Redes Sociais; Otimização de Conversão; Marketing de Busca.
Praticamente tudo que você conhece sobre marketing na internet está incluído nessas 5 grandes
frentes de atuação. Está tudo ali: blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters,
WhatsApp, Gmail e muito mais. A combinação de boas práticas nessas estratégias gera ótimos
resultados para milhares de empresas.

Por que o Marketing Digital é importante para as empresas?

1. Garantir uma presença forte na internet
Quando você tem um problema ou uma dúvida, o que você faz? Se a sua resposta for: procuro no
Google, saiba que você não está sozinho. O Google é o maior buscador online do mundo. Um bom
investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados e
seja encontrada, reduzindo muito o custo de aquisição de clientes. Ter uma presença digital hoje em
dia é fundamental. E se o cliente está buscando por uma empresa e não a encontra na internet, as
chances de ele não entrar em contato são imensas. Claro que a presença digital vai além de
mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa
precisa para ter uma boa presença digital.

2. Construir uma audiência qualificada
Como a empresa se relaciona hoje com sua audiência? Sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos
de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões? Outro ponto importante do Marketing Digital
para as empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir

seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la. O Marketing Digital possibilita que a
empresa atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem fit com seu produto/solução.
Além disso, a empresa pode organizar esses contatos, seja por meio de e-mails cadastrados,
assinantes de uma newsletter ou até mesmo seguidores nas redes sociais. Com o passar do tempo,
essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.

3. Falar com o público certo na hora certa
O Marketing Digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele
na hora certa. Ao contrário do marketing offline, em que muitas vezes é impossível precisar
exatamente para qual audiência a empresa está falando, o Marketing Digital possibilita um nível de
segmentação muito mais preciso do seu público. É possível também criar mais de um público e
segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado,
tornou-se fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários. Assim, é possível segmentar de forma
bem específica as pessoas para quem a empresa quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing.

4. Sair na frente da concorrência
Muitas empresas só estão despertando agora para a importância do Marketing Digital. Isso mostra
que, se começar a investir hoje, a empresa ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.
Isso pois, o Marketing Digital é a melhor opção para empresas que precisam de crescimento. A
empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente
na identificação e solução de seus problemas. Imagine que a empresa está buscando por uma solução
e ainda não possui referências. Sendo assim, em qual empresa você confia mais: uma empresa que
possui um bom site, uma boa fanpage e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma
empresa que não tem nada disso?

5. Investir pouco para começar
Não estamos querendo dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é. No entanto, com as
ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias
de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais

barato do que investir na mídia tradicional. Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing
offline acabou ficando alto. Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa
caro. É um investimento alto e do qual a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem
pouco faturamento, não consegue dar conta. Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo
de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma offline.

6. Analisar resultados com precisão

O Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais
são seus gostos e preferências. Da mesma forma, é possível acompanhar com a mesma precisão os
resultados de qualquer ação de Marketing Digital. Por exemplo, um anúncio em flyer e uma
campanha de E-mail Marketing. No caso dos flyers, você até sabe quantas peças imprimiu, mas não
consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas
geraram vendas para a sua empresa. Já com os e-mails, você consegue ter o acesso exato de quantas
pessoas abriram cada um deles, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram
uma compra por meio dessa campanha. O exemplo não se limita a esse tipo de campanha. É possível
monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de
anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do
usuário até ele se tornar cliente e muito mais. Nesse aspecto, ferramentas de web analytics ajudam
muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.
Fonte: FARIAS, F. Os 6 principais pontos que mostram a importância do Marketing Digital para

empresas. 20 out. 2020. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/importancia-
do-marketing-digital/. Aceso em: 26 jun 2022.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

A Marca ZUE Porcelanas, é uma marca de louças que já está no mercado há mais de 20 anos,
são produtos de qualidade voltados para um público-alvo: mulheres, com faixa etária entre 35 e 65
anos, com alto poder aquisitivo. A ZUE Porcelanas é reconhecida pela qualidade e bom gosto dos
seus produtos, são produtos diferenciados. Porém, por mais que a empresa já esteja bem
estabelecida no mercado, ela precisa se atualizar no novo cenário (em que os consumidores estão

cada vez mais conectados e querendo criar uma identificação com as marcas), ou seja, procura
maneiras de manter o espaço que conquistou.

Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de
nosso semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão é
associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para criar um anúncio.

Criação do anúncio – Nesta hora a criatividade na linguagem de comunicação e formato do

anúncio conta muito.
• Escolha um formato e siga as suas recomendações.
• Desenvolva uma comunicação direcionada para público-alvo.
• Anuncie baseando-se no que esses compradores procuram.
• Pense que seu anúncio será exibido em todos os dispositivos (tablete, smartphone e computador)
e no ponto de vendas (lojas físicas)
• Crie um conteúdo para chamar atenção e ao mesmo tempo traga credibilidade para marca, produto
e serviço (por meio da identidade da marca)
• Atente aos direitos autorais sobre música e vídeo.
• Crie textos breves, divertidos persuasivos para chamar atenção do que está sendo anunciado.
• Quando o conteúdo for programado para exibir as publicações, lembre-se que pode ser um
chamariz para as pessoas que gostam de acessar na madrugada e nos finais de semana.
• Use incentivos visuais para destacar itens considerados importantes para atraí-los.
• Atraia clientes com novidades, descontos especiais e entrega sem frete.

Siga as etapas a seguir:

Passo 1 – Pensando na Sinergia entre canais de comunicação
Com a presença das tecnologias do acesso e da conexão contínua, muitas mensagens passaram a
estar disponíveis às pessoas, por meio dos diversos dispositivos. Elas intensificaram suas escolhas,
iniciadas a partir das tecnologias do disponível. Tudo isso passou a representar novos desafios aos

profissionais de marketing dos diversos mercados. Por isso, faça uma pesquisa e levante quais são as
3 principais redes sociais usadas pelo público-alvo da empresa ZUE Porcelanas.
Passo 2 – Pensando na loja física
A ZUE Porcelanas, tem lojas físicas em várias cidades do país: de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto
Alegre, Salvador, Manaus. Além de pensar nas redes sociais, também é necessário pensar no ponto
de vendas. O trade marketing é uma parte importante na estratégia de marketing das organizações

que planejam maximizar as vendas e a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos-de-
venda (PDV). Quais são os diferenciais que podem ser trabalhamos nas lojas da ZUE Porcelanas?

Passo 3 – Pensando na estratégia
A empresa deve buscar uma estratégia, que lhe permitirão manter-se à frente dos concorrentes,
criando vantagens competitivas. Uma estratégia competitiva bem-sucedida deveria combinar ações
ofensivas e defensivas contra os concorrentes, de modo que a empresa consiga construir uma
posição mais sólida no mercado em que escolheu competir. Ou seja, a estratégia pode ser vista como
um jogo de atacar e defender-se todo o tempo, buscando vencer a concorrência. As estratégias
básicas são: construção,sustentação, nichos de mercado, colheita e desinvestimento/ extinção. Qual
estratégia será adotada pela empresa, pensando no seu cenário atual? Justifique sua resposta.

Passo 4 – Organizando a logística
Um dos objetivos do marketing é que dar visibilidade a um produto ou serviço e, dessa forma, aguçar
o interesse do mercado consumidor em relação àquele bem e, consequentemente, potencializar a
sua demanda. Entretanto, em organizações contemporâneas, é cada vez maior a preocupação em
convergir o marketing e a logística. No contexto da empresa ZUE Porcelanas, considerando os quatro
subsistemas logísticos, podemos afirmar que qualquer um deles que vier a falhar, poderá
comprometer a imagem da empresa. A lógica é bastante simples. Caso a logística de suprimentos, ou
se aquisição, não cumpra com os seus objetivos, ou seja, desenvolver e selecionar os fornecedores
que melhor atendem as necessidades da empresa, faltará insumos essenciais no que tange a
abastecer a demanda de operacionalização produtiva e isso resultará em ruptura nesse processo. Por
sua vez, a logística de produção deve estar estruturada de tal forma que, efetivamente, entregue

produtos acabados dentro dos ditames de qualidade que são exigidos pelo mercado, seja no que se
refere à maquinários e equipamentos ou em relação a mão de obra qualificada.
Da mesma forma, aquele que consideramos o subprocesso mais crítico considerando o contexto da
ZUE Porcelanas, a logística de distribuição deve ocorrer acuradamente para que produtos tão frágeis
como produzidos pela ZUE possam chegar aos seus destinos no tempo correto, ou seja, dentro dos
parâmetros de prazo de entrega previamente acordados, nas quantidade que foram realmente
solicitadas, nem mais nem menos e, principalmente, íntegros, isto é, em perfeitas condições para
sua pronta utilização. Desse modo, considerando o que fora até aqui apresentado, é bastante claro
entender o potencial das operações logísticas, caso falhem, comprometer a imagem da empresa,sua
credibilidade e colocar à perde quaisquer esforços anteriores referentes a campanhas de marketing.
De nada adianta campanhas eficientes se o produto não chegar dentro das especificidades
reivindicadas pelos clientes. Desse modo, no seu entendimento, quais as estratégias que devem ser
adotadas para que tais problemas não se consumem comprometendo assim a confiabilidade da
organização, marca ou produto frente ao seu mercado consumidor?

Para contribuir com sua resposta, separei alguns artigos para você. Estão disponíveis nos seguintes
links:
01) https://www.vienalog.com.br/2021/11/10/marketing-logistico-como-funciona/
02) https://www.cobli.co/blog/marketing-logistico/
03) https://www.logweb.com.br/colunas/marketing-logistico/
04) https://mxlog.com.br/afinal-o-que-e-o-marketing-logistico/

Passo 5 – Planejando o anúncio
É o momento da escolha do objetivo do anúncio: toda campanha de comunicação tem um objetivo,
no ponto de vendas, no meio digital ou até nas redes sociais, isso não é diferente, pois não adianta
desenvolver um anúncio e veicular no Facebook ou televisão (por exemplo) sem ter um propósito
específico para anunciar o produto, serviço ou marca. A escolha do anúncio é o elo entre sua empresa
e o cliente o que permitirá alcançar mais pessoas por meio do formato certo de anúncio, por isso
entender a diferença entre eles, entender seu público e analisar qual a melhor opção para
determinados conteúdos e tipos de campanha é fundamental para a tomada de decisão. O que

queremos(empresa) dessa campanha? Qual tipo de formato de anúncio? (Anúncio de foto, de vídeo,
anúncio de coleção, de carrossel, de apresentação multimídia).

Agora que você já levantou todos os pontos importantes do anúncio, utilize o painel semântico que
irá facilitar a construção do anúncio.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou
acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo

b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca (novo anúncio) você irá desenvolver
para marca ZUE Porcelanas?

c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa
para transmitir ao consumidor uma identidade da marca ZUE Porcelanas? É necessário criar uma
frase, uma logo da marca para ser utilizado na comunicação.

d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado. Pensando na
questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação
não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca
da empresa?
e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão
“Baixar” e escolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para salvar
em Word.

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