Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo

R$25,00

12x de R$2,53

Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual como temática “Racismo e violência numa rede de varejo”, apresentada na
sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a temática Racismo e violência
numa rede de varejo
.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por você).

No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Racismo e violência numa rede de varejo

Lojas Baratão representa hoje uma grande rede de varejo que comercializa vários itens,
dentre os quais: vestuários, produtos de higiene e limpeza, guloseimas, utensílios domésticos,
eletroportáteis e brinquedos. É uma rede de lojas físicas com um leque de produtos que compõe um
catálogo de 50 mil produtos, sendo, assim, muito querida e popular nos centros urbanos das grandes
cidades.
Apesar de ser uma loja bem quista pela população, neste último semestre a rede de varejo
passou por duas situações que tiveram grande repercussão na mídia e na sociedade. Na primeira
situação, em uma loja da Zona Oeste, os seguranças da empresa, alegando suspeita por roubo,
espancam um cliente negro de 32 anos, deixando-o gravemente ferido. Tudo aconteceu sob as vistas
de várias testemunhas e clientes que estavam na loja e acompanhavam a situação incrédulos.
Mesmo com a grande repercussão na mídia, um novo caso ocorreu em um curto espaço de
tempo. Desta vez, na loja da Zona Sul, onde os seguranças abordaram um homem negro de 45 anos
sob suspeita de roubo e, nessa abordagem, a violência foi tanta que resultou em óbito deste homem
negro.
Novamente, houve grande repercussão na mídia e comoção da sociedade diante aos fatos. A
imprensa noticiou não somente a situação isolada da Rede de Lojas Baratão, mas de outras grandes
lojas de varejo no Brasil que apresentam a mesma história de agressões físicas e de discriminação
racial ocasionadas pelos funcionários dessas empresas.

IMAGINE A SEGUINTE SITUAÇÃO:

Diante da repercussão, os gestores da Rede Lojas Baratão decidem mudar essa situação.
Precisam criar políticas de gestão que combata o racismo estrutural dentro da própria cultura da
empresa e gere ações que melhorem a sua imagem perante o público e seus investidores. Você fará
parte desta resolução.
Agora, é com você!

TAREFAS

Levando em consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados
abaixo. Eles foram elaborados com base nas disciplinas ministradas ao longo deste semestre. A sua
participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

TAREFA 1
Após a repercussão social ocasionada pela violência e racismo dentro da própria empresa, os
gestores perceberam a importância em criar um modelo de gestão que inclua a diversidade e políticas
de inclusão social dentro da empresa. Assim, foi estabelecido inicialmente que iriam tomar ações
para adotar uma política de tolerância zero ao racismo e à discriminação por razões de raça e etnia,
origem, condição social, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência e religião.
Neste contexto, responda:
A) O que é gestão da diversidade? Compreendendo o significado da gestão da diversidade, quais
programas a empresa pode incluir dentro desta gestão da diversidade?
B) Pesquise e referencie: quais são os principais benefícios para a organização que adota a
gestão da diversidade?
TAREFA 2
Frente à situação ocorrida na Rede de Lojas Baratão, torna-se crucial discutir o papel da liderança no
que diz respeito à promoção de uma cultura de diversidade e inclusão dentro das organizações.
É preciso reconhecer que a diversidade é uma riqueza que pode trazer crescimento pessoal e
profissional, pois agrega conhecimentos, experiências, percepções e ideias diferentes. Contudo, é

preciso tomar muito cuidado para que essas diferenças não sejam discriminadas, ocasionando
ofensas e exclusões.
Justamente nesse ponto é que o papel dos líderes e gestores é fundamental. Deve partir deles(as) o
exemplo de respeito à diversidade e incentivo à troca de experiências entre pessoas diferentes.
Certamente, essa postura irá fomentar o aprendizado, agregando maior valor à organização e
aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.
Pensando nisso, identificamos a necessidade de desenvolver, na liderança da Rede de Lojas Baratão,
competências comportamentais voltadas ao relacionamento interpessoal e à gestão da diversidade.
Para cumprir essa tarefa, você irá propor um programa de treinamento e desenvolvimento:
A) Selecione três competências comportamentais que deverão ser desenvolvidas durante o
programa de treinamento e desenvolvimento, descrevendo a definição dessas competências,
isto é, quais são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que constituem cada uma
dessas competências.

B) Descreva a maneira como essas competências serão trabalhadas e desenvolvidas no público-
alvo (a liderança da empresa), ou seja, quais serão os métodos e as técnicas a serem utilizados

para transmitir os conhecimentos necessários e para que os líderes adquiram e desenvolvam
novas habilidades e atitudes.
C) Discorra sobre as vantagens para todos os envolvidos – profissionais, clientes, organização e
sociedade – em formar uma liderança que valoriza a diversidade e que apresenta um
desempenho eficaz, produtivo e inclusivo.
TAREFA 3
Diante das graves situações narradas, envolvendo funcionários das lojas da rede, podemos e
devemos pensar em como a empresa deve lidar com tais funcionários, a fim de que sirva de exemplo
para os demais funcionários e melhore a sua imagem no mercado.
Em termos de legislação trabalhista, existem modalidades de rescisão, dentre as quais encontra-se a
rescisão por justa causa, que consiste na extinção do contrato de trabalho pelo empregador, quando
o empregado tenha cometido alguma das faltas graves previstas na CLT.
Pensando nisso, sua tarefa é pesquisar e responder fundamentadamente as seguintes perguntas:
A) O que é uma justa causa para demissão do empregado?

B) Quais atos constituem justa causa para a resolução do contrato de trabalho pelo
empregador?
C) Dentre esses atos, identifique em qual deles se enquadra o comportamento dos funcionários.
Explique.
D) TAREFA 4:
Diante da situação ocorrida, os gestores da rede Lojas Baratão decidiram alterar o contexto geral do
gerenciamento da empresa, mudando em grande parte o seu planejamento operacional e suas ações
direta e indiretas que possam afetar os seus consumidores e a população que vive próximo as suas
lojas. Dessa maneira, decidiram implantar os conceitos Responsabilidade socioambiental e
desenvolvimento sustentável, visando melhorar o cenário ambiental, social e econômico da
empresa.
A) Pensando no fato que a Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que uma
empresa tem com a sociedade, com o meio ambiente, além das suas obrigações legais e
econômicas, quais parâmetros trabalhados nesse conceito, poderiam gerar respostas
positivas diretas, eliminando a possibilidade de que novos eventos conforme relatado
anteriormente possam acontecer:
B) Diante disso, você deverá definir o que é o Desenvolvimento Sustentável, destacando os três
componentes desse conceito:
E) TAREFA 5:
Preocupados com a situação da empresa, os gestores vão dar início a um programa de treinamento
de funcionários nas duas lojas onde os fatos aconteceram, objetivando a prevenção da violência no
ambiente de trabalho, promovendo atividades formativas com foco na redução de preconceitos e
estereótipos de raça. Pretende-se futuramente estender para todas as lojas do grupo.
Para iniciar o investimento será necessário fazer um levantamento do faturamento dos últimos 10
meses nas duas lojas e apresentar em um relatório aos sócios da empresa.
Os valores do faturamento das duas lojas em questão, apresentados pelo setor financeiro, foram os
seguintes:

Para constar no relatório, vamos utilizar a média, a mediana e a moda dos valores de faturamento
mensal, que são usadas para simplificar um conjunto de informações em único elemento, que são
chamados de medidas de tendência central.
Os valores que serão apresentados no relatório:
A) Média dos faturamentos
B) Mediana dos faturamentos
C) Moda dos faturamentos

REFERÊNCIAS

CINTRA, J.; DALBEM, E. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S. A., 2016.
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2a Ed. São Paulo: Pearson
Prentice Hall, 2007.
Guia Trabalhista. Rescisão de contrato de trabalho por justa causa do empregado. Disponível em:
<encurtador.com.br/hlCGY> Acesso em 29 jun.2022.
JÚNIOR, Valdir Machado Valadão. Gestão da Diversidade nas Organizações: uma Análise das Práticas
das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. In: EnGPR 2011: III Encontro de Gestão de Pessoas
e Relações de Trabalho. João Pessoa: PB – 20 a 22 de nov. 2011. Disponível em:
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR264.pdf. Acesso: 29 Jun/2022.
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. (Minha
Biblioteca).

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR

RODRIGUES, E. de A. Modelos de gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
TESTA, Janaina Vargas. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2019.
VIEIRA, S. Fundamentos de estatística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. (Minha Biblioteca).
Desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://bit.ly/3npDwtq. Acesso em 29 jun. 2022.

Baixe na hora !

Após a compra Aprovada, você recebe o link para download imediato em seu e-mail cadastrado em nosso site.

Compre com Segurança

Com todos os cartões de crédito e PIX.

Site Blindado

Protegemos seus dados.