Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

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Portfólio Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º / 6º

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) abordará o protagonismo
juvenil no contexto escolar e o tema do trabalho será Projeto de Vida e a formação integral dos
sujeitos
. Escolhemos este tema para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a prática como um
ambiente de reflexão.
Nesse escopo, destacamos que, no ano de 2016, a Presidência da República instituiu a
Medida Provisória nº 746, convertida posteriormente na Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro
de 2017, que trouxe alterações para as diretrizes e bases da educação nacional. Entre as alterações
ocorridas, encontra-se a mudança na estrutura do Ensino Médio e a inclusão de trabalho voltado
para a construção de propostas de Projeto de Vida para os estudantes nos currículos desta etapa da
Educação Básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também contempla o Projeto de Vida
entre as suas dez competências gerais, que devem ser trabalhadas em todas as etapas da Educação
Básica. Diante dessa demanda, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de

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reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos
estudantes.
Sendo assim, é fundamental que os profissionais da educação atuantes na etapa do Ensino
Médio, seja como docentes, coordenadores pedagógicos ou gestores, reflitam sobre o Projeto de
Vida, considerado como uma das premissas para a formação integral dos estudantes.
O principal objetivo de trabalhar com o Projeto de Vida com os jovens estudantes é que eles
desenvolvam as competências e habilidades necessárias para assumirem o protagonismo de suas
vidas e possam tomar decisões no âmbito pessoal, social e profissional com autonomia, consciência
e responsabilidade. Nas etapas de desenvolvimento do Projeto de Vida, os estudantes irão adquirir
conhecimentos necessários para atuarem no mercado de trabalho, tornarem-se cidadãos
responsáveis e éticos, assim como escolherem um estilo de vida sustentável.
De acordo com a BNCC (2018, p. 465), no Ensino Médio, os jovens devem vivenciar
experiências que:

• Favoreçam a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos
desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação de
conhecimentos.
• Garantam o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o
desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação,
proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e
política.
• Valorizem os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua
condição de estudante, e qualifiquem os processos de construção de suas
identidades e de seu projeto de vida.
• Promovam aprendizagem colaborativa, desenvolvendo, nos estudantes, a
capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares.
• Estimulem atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos
desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral,
alicerçadas no conhecimento e na inovação.

Sendo assim, a escola deve ser o lugar em que são oferecidas as condições fundamentais
para a formação do estudante como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões baseadas em
conhecimentos e valores, solidária, que se envolva na solução de problemas e reconheça a
necessidade de dar sequência aos seus estudos em outras etapas na educação.

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Trabalhar com o Projeto de Vida é, também, uma forma de inovar no trabalho pedagógico
realizado no Ensino Médio, pois possibilita a inserção das metodologias ativas nas práticas
realizadas nessa etapa.
As metodologias ativas centram-se na ideia de que o aluno possa atuar como protagonista
de seu conhecimento e que o professor seja um mediador desse processo. Promovem a formação
de um aluno mais livre, emancipado, autônomo e cooperativo, ou seja, protagonista do seu
processo de aprender, não sendo aquele sujeito apenas informado de conteúdos propostos por
ementas curriculares. Nota-se, então, que “As metodologias ativas são pontos de partida para
avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de
reelaboração de novas práticas” (MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.;
MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2. Ponta Grossa:
Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.)
Acreditamos que, dessa forma, um dos maiores problemas que o Ensino Médio no Brasil
enfrenta, a evasão, possa ser amenizado, pois a tendência é que os estudantes se envolvam mais
com as propostas realizadas na escola, atribuam significado às aprendizagens e valorizem a
educação como essencial para seu desenvolvimento como sujeito social.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema apresentada, você deve
elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A evasão escolar representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial,
na etapa do Ensino Médio. Entre suas causas, podemos citar questões socioeconômicas, raciais,
familiares e de saúde. Na escola estadual “Clarice Lispector”, esse tem sido um desafio a ser

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enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos,
principalmente, entre os alunos do Ensino Médio.
A direção da escola é ocupada pela pedagoga Rute, que tem buscado compreender os
fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela
gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os professores e
equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.
Em um desses momentos de reflexão, ao realizarem a leitura das competências gerais da
BNCC e da Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB (Lei nº 9394/1996), chamou a atenção dos
docentes os seguintes trechos:

Competência 6: Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e
vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe
possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas
alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade,
autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018).
Artigo 3º § 7º – Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação
integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de
seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e
socioemocionais (BRASIL, 2017).

Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Rute identificaram, a partir dessa leitura,
que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e
significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades
pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. A diretora Rute ainda
acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio,
visto que muito alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas
atividades propostas.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

A equipe gestora e os professores do colégio estadual “Clarice Lispector” decidiram
implementar o trabalho de construção do Projeto de Vida com os estudantes do Ensino Médio.
Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas para que os
estudantes assumissem o protagonismo no processo.

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Nesse trabalho, os estudantes irão refletir sobre seus sonhos, ambições, onde almejam
chegar e quem pretendem ser, tanto na sua vida pessoal e social quanto na profissional. O objetivo
é que os estudantes projetem uma visão de si no futuro e compreendam a importância dos estudos
para que essas projeções se concretizem. O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para
compreender a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada
de decisões éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
Alguns professores afirmaram que não tinham clareza em como o Projeto de Vida seria
construído pelos estudantes e sobre qual o papel dos professores na mediação desse processo,
visto que deveriam colocar em prática propostas voltadas às metodologias ativas. Assim, a diretora
Rute se comprometeu, junto à equipe pedagógica do colégio, a elaborar um infográfico explicativo
sobre os aspectos que envolvem o Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias
ativas, que servirá como orientação para os professores.
Acadêmico, agora é com você!

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Tendo como base essas considerações, você deve organizar a produção textual, observando
os seguintes itens:

1º) Realizar a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você poderá
utilizar, para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas
disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13
de fevereiro de 2017, Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de
maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de
agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em

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Tempo Integral. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-
2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.
Texto 2: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018, p.
461-468.
Texto 3: SANTOS, Kaliana Silva; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Ensino médio e projeto de
vida: possibilidades e desafios. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e
Pesquisa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19 – 34, 2020. Disponível em:
http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/27. Acesso em: 10 jun. 2022.
Texto 4: MORAN, José. Metodologias ativas para realizar transformações progressivas e
profundas no currículo. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-
content/uploads/2013/12/transformacoes.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.

2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deve redigir, em até uma
página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a
importância de sua realização.  (1 lauda)

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar as duas atividades indicadas a
seguir: (2 a 3 laudas)
a) Construir um texto com o seguinte tema “O Projeto de Vida e a formação integral dos
sujeitos”. Para essa elaboração, utilize as leituras do item anterior. Este texto poderá ser
adaptado para o item Contextualização do infográfico.
b) Elaborar um infográfico, utilizando a ferramenta digital Canva, apresentando os principais
aspectos relacionados ao Projeto de Vida e sua construção a partir das metodologias ativas
que foram pontuados no texto. Esse infográfico será destinado aos professores do colégio
para orientá-los na mediação do trabalho de construção do projeto de vida por parte dos
estudantes do Ensino Médio.
Infográfico é um conteúdo explicativo que contém informações verbais e visuais,
transmitindo dados e conceitos de forma fácil. Infográficos costumam conter textos,
ilustrações, gráficos, ícones e outros tipos de mídia em sua produção. Para facilitar a sua
compreensão, apresentamos um exemplo no anexo 1.

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Para criar o infográfico no Canva, basta seguir as etapas apresentadas na sequência:

Passo 1.
Acesse o Canva. Para tanto, basta digitar o endereço (https://www.canva.com/pt_br/) no
navegador.

Passo 2.
– Caso você já tenha acessado anteriormente, basta entrar na conta.
– Caso seja o primeiro acesso, basta clicar em registre-se, conforme imagem a seguir.

Agora, apresentamos uma lista sobre quais elementos são necessários no infográfico.
Contextualização Apresentação do tema investigado e a
contextualização em relação à prática pedagógica.

Principais aspectos sobre o
Projeto de Vida

O que é; quais objetivos da elaboração do projeto de
vida; qual a importância do projeto de vida no
ensino médio; quais dimensões da vida do jovem o

projeto de vida pode englobar; como criar um
projeto de vida na escola; entre outros.

Papel do professor na mediação da
construção do Projeto de Vida a partir
das metodologias ativas

O que são metodologias ativas; como aplicar as
metodologias ativas na construção do projeto de
vida; como o professor atua nesse processo, entre
outros.

Referências Indique os materiais utilizados para a preparação do infográfico.

Atenção:
* O infográfico deverá ser incluído em formato grande, ocupando uma página inteira do trabalho,
garantindo, assim, a legibilidade.
** Para aprofundar os conhecimentos sobre a produção de infográfico no Canva, é possível assistir
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zB4PwLWcfok .

4º) Para finalizar, deve-se elaborar as Considerações finais, em até uma página, para
apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Apresente,
também, as contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.

5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram utilizados
durante o desenvolvimento do trabalho.

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