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Portfólio A Prática de Handebol Para Pessoas com e sem Deficiência

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Portfólio A Prática de Handebol Para Pessoas com e sem Deficiência

A Prática de Handebol Para Pessoas com e sem Deficiência. Unopar e Anhanguera.

Curso: Educação Física

Semestre: 4° e 5°

 

 

Neste semestre, vocês vivenciam diferentes conhecimentos, advindos das
disciplinas ofertadas neste período letivo. Assim, foram abordadas as disciplinas de Ciências
Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório, Ciências Morfofuncionais dos Sistemas
Tegumentar, Reprodutor e Locomotor, Metodologia do ensino do Handebol, Atividades Físicas e
Esportes Adaptados e Medidas e Avaliação em Educação Física, os quais irão auxiliar em seu
desenvolvimento acadêmico, profissional e desenvolver a autonomia de estudos, a qual é importante
para o EaD. As disciplinas presentes no curso, tanto em sua parte teórica, como no desenvolvimento
de atividades práticas, contribuem para suais. Desta forma, propomos neste trabalho em grupo

uma atividade interdisciplinar que contemplea formação acadêmica, de forma que vocês possam aplicar

tais conhecimentos como futuros profissionais as disciplinas pertinentes ao semestre vigente.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRBALHO

1° PARTE – INTRODUÇÃO

Tema: A prática de Handebol para pessoas com e sem deficiência

Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no semestre para a
redação da introdução.

A primeira parte do trabalho consiste em apresentar uma breve introdução ao tema com os objetivos
do trabalho e como o mesmo foi realizado (no máximo 1 página).

CALEGARI, D. R. Adaptação do handebol para a prática em cadeira de rodas. Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/274722/1/Calegari_DecioRoberto_D.pdf, acesso
Dez. 2020.

CALEGARI, D. R. Regras do jogo de handebol em cadeira de rodas. Disponível em:
http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2012/00123411.pdf , acesso Dez. 2020.

MENEZES, R. P.; MARQUES, R. F. R.; NONUMURA, M. O ensino do handebol na categoria infantil a
partir dos discursos de treinadores experientes. Movimento, v. 21, n. 4., p. 463-477, 2015. Disponível
em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/47664/36395 acesso Dez. 2020.

MENEZES, R. P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca
da categoria cadete. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/7269/6673 acesso Dez. 2020.

2° PARTE – EMBASAMENTO TEÓRICO E DESENVOLVIMENTO - Resolução das situações-problema
relacionadas a Situação Geradora de Aprendizagem.

Realize a leitura (obrigatória) dos textos relacionados às disciplinas estudadas no semestre para a
resolução do desenvolvimento (situações-problema):

ROCHA, F. et al. Prescrição de exercício físico para pacientes que sofreram lesão medular: revisão
sistemática da literatura brasileira. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 40, 2018. Disponível
em: http://revista.unilus.edu.br/index.php/ruep/article/view/1026/u2018v15n40e1026

GREGUOL, M.; COSTA, R. F. Atividade física Adaptada: Qualidade de vida para pessoas com
necessidades especiais. 4. Ed. Barueri: Manole, 2019. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520456224/cfi/4!/4/4@0.00:16.4 acesso
Dez. 2020.

PEIXOTO, G. F. et al. Correlação entre composição corporal, potência e agilidade Das jogadoras de
handebol da cidade Americana-SP. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v.10,

n.61, p.679-683, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/Windows%2010/Downloads/Dialnet-
CorrelacaoEntreComposicaoCorporalPotenciaEAgilidad-5693195.pdf acesso Dez. 2020.

VARGAS, P. et al. Avaliação de características fisiológicas de atletas de handebol feminino. Revista
Fitness e Performance, v. 7, n. 2, p. 93-98, 2008. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/751/75117202006.pdf acesso Dez. 2020.

SOUZA, E. F.; PEREIRA, J. L. Medidas e Avaliação. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em:
https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/168141/pdf/0?code=6HLLcyBnXCYeiy3Q/aJPI
ahBI2dORrf8SsTEAi0HOUrgJMUZwQbWfX41q6ZABmJazTJpJkDDaxjJyD4LaIMCzQ== acesso Dez.
2020.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Bruno Vinícius é um professor de Educação Física, que atua em uma escola da sua
cidade. Ele trabalha com turmas de diferentes anos, e, por isso, desenvolve desde a iniciação
esportiva, até trabalha com alunos que estão iniciando as diferentes modalidades, dentre elas o
Handebol, e, também com alunos que já participam de campeonatos e eventos amadores desta
modalidade.

Para que Bruno possa diversificar as propostas que leva para seus alunos, ele planeja
atividades com antecedência, estuda constantemente, e, para acompanhar as adaptações de seus
alunos às práticas de exercícios e a suas evoluções no desempenho, ele periodicamente realiza
avaliações físicas nos alunos.

O trabalho de Bruno vem trazendo benefícios importantes para os alunos da escola, que
cada vez mais vão apresentando melhores resultados nas modalidades esportivas, e, por isso foi
contratada uma estagiária, Mirela, para auxiliar Bruno Vinícius no trabalho com os alunos.

SITUAÇÃO-PROBLEMA 1

A situação a seguir descreve o caso de um aluno com deficiência motora que é
apresentado junto à escola em que Bruno Vinícius trabalha. Carlos, 15 anos, sofreu um acidente
automobilístico há 6 meses, e teve uma lesão completa da medula espinhal na altura da quarta
vértebra lombar, e, com isso, tornou-se paraplégico. Carlos realizou atividades de reabilitação desde
que saiu do hospital quando sofreu o acidente, por isso, já consegue se movimentar com autonomia

na cadeira de rodas e foi liberado para a prática de exercícios junto às aulas de Bruno e sua estagiária,
Mirela.

Bruno Vinícius ficou empolgado com a chegada de Carlos na turma e percebeu que

precisava passar mais informações sobre a lesão de Carlos e suas sequelas para Mirela.

Diante desse contexto, elabore um texto respondendo aos questionamentos do

professor Bruno Vinícius, que serão repassados para Mirela.
1) O que é a lesão da medula espinhal? Qual a diferença da lesão completa e incompleta?
2) Qual é a diferença da lesão “tetra” e a lesão “para”?
3) Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
4) Quais são as principais sequelas morfológicas e fisiológicas da lesão medular?
5) Que cuidados devem ser tomados ao prescrever exercício físico para Carlos e pessoas com
lesão medular?

A partir desses questionamentos, elabore um texto, respondendo essas dúvidas de Bruno
Vinícius.
✓ Os questionamentos acima devem estar redigidos em formato de texto e não de
questionário ou em tópicos.
✓ O texto deverá responder TODOS os questionamentos, levando em consideração os
aspectos da lesão, os aspectos anatômicos e fisiológicos da lesão e do exercício e os
conteúdos aprendidos nas disciplinas do semestre.
✓ O texto-resposta da situação-problema 1 deverá conter no mínimo 2 e no máximo 3
páginas.
✓ Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.

SITUAÇÃO-PROBLEMA 2

Depois de algum tempo trabalhando na escola a modalidade de Handebol, Bruno Vinícius
decidiu levar seus alunos da turma do primeiro ano do ensino médio, que NÃO apresenta nenhum
aluno com deficiência ou necessidades especiais, para um campeonato amador que acontecerá na
sua cidade daqui três meses.

Para monitorar a evolução dos alunos, Bruno irá criar um programa de avaliação física, com o
objetivo de verificar periodicamente a composição corporal, a agilidade, a força e a potência. Mirela,
a estagiária de Bruno irá o auxiliar também nas aulas de Handebol e no programa de avaliação física.
Elabore um texto explicando a importância da avaliação física na preparação para uma
competição, para que Bruno apresente a Mirela, e sugira quais testes, justificando sua escolha, ele
pode usar para avaliar as variáveis apresentadas.

✓ O texto NÃO deverá ser apresentado em tópicos.
✓ O texto deverá ser respondido levando em consideração os conhecimentos adquiridos
sobre as modalidades e sobre os seus conhecimentos sobre avaliação física.
✓ O texto-resposta da situação-problema 2 deverá conter no mínimo 1 e no máximo 2
páginas.
✓ Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.

3° PARTE - CONCLUSÃO
Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado (no máximo 1 página).

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