Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

R$25,00

12x de R$2,53

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

Curso: Licenciaturas

Semestre: 8°

 

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo.
Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que vocês possam consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica.
Por conta do dinamismo e dos avanços tecnológicos, as escolas públicas e privadas tiveram que reestruturar suas atividades pedagógicas para atender essas necessidades sociais, visto que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), competências voltadas ao uso e produções de recursos digitais são cruciais. Esse cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto nos processos de formação de professores, visto que se tornam
recursos de comunicação e disseminação de saberes e informações.
Essa conjuntura apresenta inúmeros desafios para os profissionais da educação, uma vez que existem dificuldades de acesso aos recursos necessários e falta de formação para lidar com esse contexto. Vale ressaltar que, apesar dos percalços encontrados na atualidade, devemos refletir sobre os caminhos que podem ser trilhados para a garantia de uma educação efetiva que atenda todos os alunos, considerando suas necessidades e singularidades.
Nesse sentido, esta produção textual tem a finalidade de oportunizar ao grupo reflexões sobre as possibilidades de organização de um trabalho pedagógico que viabilize o conhecimento para todos a partir dos recursos digitais. Para isso, o grupo deverá articular as discussões propiciadas nas diferentes disciplinas do semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma produção textual que contemple os objetivos propostos.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Para refletir sobre Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto escolar tomem como exemplo a situação que apresentaremos a seguir.
Na escola “Machado de Assis”, a coordenadora pedagógica Lúcia discute com o a diretora Fernanda a importância de aprofundar projetos e trabalhos voltados ao desenvolvimento da competência cinco da BNCC que aborda a necessidade de:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2017, p. 09).

Para que isso se efetive, é fundamental um trabalho articulado com os professores, e por essa questão, foi analisada pelas gestoras a realização de uma semana de capacitação com os docentes, com o objetivo de discutirem caminhos e possibilidades de organização do trabalho pedagógico por meio dos recursos tecnológicos.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Fernanda conversou com a coordenadora pedagógica Lúcia sobre a necessidade de ofertar uma formação aos professores. Ela indicou que esse momento de reflexão será fundamental para o grupo encontrar estratégias de enfrentamento dos desafios que se encontram presentes no contexto. Desse modo, elas reuniram os professores para indicar as leituras sobre as contribuições das ferramentas digitais e os desafios enfrentados pela comunidade escolar.
Na discussão, a professora Gabriela pediu a palavra e relatou a necessidade de os professores olharem com maior atenção para os alunos público-alvo da educação especial. A docente disse que se preocupa com a escolarização dos alunos com deficiência, pois eles necessitam de adaptações e de adequações de conteúdos e materiais. Nesse instante, a diretora Fernanda parabenizou a indicação de Gabriela e disse que a escola tem um compromisso social com todos os educandos. Por isso, a diretora pediu para os professores prepararem para o encontro seguinte um texto enfatizando a seguinte temática: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”. Também é necessária a elaboração da apresentação dos pontos principais abordados no texto construídos pelos docentes.

 

Portfólio Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo

 

Baixe na hora !

Após a compra Aprovada, você recebe o link para download imediato em seu e-mail cadastrado em nosso site.

Compre com Segurança

Com todos os cartões de crédito e PIX.

Site Blindado

Protegemos seus dados.