Portfólio Turismo na melhor idade: a qualidade de vida do idoso em tempos de pandemia: O caso da Floratur

R$30,00

12x de R$2,99

Portfólio Turismo na melhor idade: a qualidade de vida do idoso em tempos de pandemia

Portfólio O caso da Floratur

Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo

Semestre: 3° e 4°

Seja bem-vindo a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual
(PTI) terá como temática: “Turismo na melhor idade: a qualidade de vida do idoso em tempos de
pandemia”
. Esta temática possibilita a aprendizagem interdisciplinar, considerando as diversas
disciplinas do semestre, com o objetivo de desenvolver ações referente à área de atuação.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

O CASO DA FLORATUR

Flora Ribeiro possui uma Agência de Viagens em sua cidade, a “FloraTur”. Sua agência conta
com mais de 10 anos de atuação, e está localizada na cidade de São Paulo, capital do Estado de São
Paulo. De maneira geral, Flora sempre investiu em um nicho de mercado bem específico. O bairro no
qual sua agência está localizada é mais tradicional e com uma grande concentração populacional de
habitantes com mais de 60 anos. Considerando tal característica demográfica, Flora empreendeu seu
negócio voltado à produtos e serviços para este público.

No ano de 2020, visto o contexto da pandemia do novo coronavírus, Flora percebeu uma
queda expressiva em seu negócio. Por conta das restrições de viagens internacionais e pelas medidas
de proteção e combate ao vírus que implicam, justamente, no isolamento social, o setor do turismo,
de maneira geral, foi fortemente impactado. Ainda, no que diz respeito ao enfoque da agência de
Flora, o fato da terceira idade fazer parte de um dos grupos de risco mais suscetíveis às formas graves
da doença, intensificou sua baixa de demanda – já bastante afetada pelas condições impostas, e
necessárias, para o enfrentamento do Covid19.
No entanto, o ano de 2021 se apresenta promissor para a FloraTur. Com o avanço da
vacinação em todo o mundo – a qual priorizou os grupos de risco, sendo os idosos, parte desses
grupos – a sensação de tranquilidade e segurança começaram a ganhar espaço! Flora sabe que o
momento ainda requer cautela e inspira cuidados, mas já é possível pensar em viagens seguras na
pandemia, seguindo com todos os protocolos sanitários necessários para proteger os turistas e
oferecer-lhes viagens tranquilas e com qualidade.
Flora acessou recentemente uma notícia publicada na Folha de São Paulo no último 2 de
junho de 2021 que dizia justamente o seguinte: “Vacinadas, pessoas com mais de 60 anos voltam a
procurar por viagens [...] Agências especializadas em roteiros para esse público, relatam retomada
da demanda e abrem novos pacotes”. Segue um trecho desta matéria: [...] À medida que a vacinação
avança no país, turistas mais velhos, muitos dos quais já completamente imunizados, começam a
retomar o interesse por viagens. Agências focadas no turista com mais de 60 anos têm visto a
demanda retornar após um ano quase ininterrupto de marasmo. Link completo da matéria disponível

em: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2021/06/vacinadas-pessoas-com-mais-de-60-anos-
voltam-a-procurar-por-viagens.shtml. Acesso em jul. 2021.

Partindo do exposto, pensando então em retomar suas vendas e alavancar o seu negócio
em um cenário, finalmente, otimista, Flora precisa então formular novos produtos que chamem a
atenção de seu público o qual, geralmente, estava acostumado a viajar em grupos. Chegou a hora de
Flora pensar então em como recuperar a confiança de seu público alvo e em como ofertar os
produtos turísticos segundo as novas demandas e novas necessidades de seus consumidores. Quais
estratégias o mercado do turismo pode utilizar atualmente?

Pensando na elaboração de pacotes turísticos internacionais, a proposta é apresentar os
pontos turísticos da cidade destino, com translado aéreo. Ainda, haverá um guia turístico que
acompanhará os viajantes brasileiros e dará toda a assistência necessária de acordo com suas
necessidades.
Legal, né?
Agora é com você! Sua missão é auxiliar Flora e a FloraTur nos desafios enfrentados neste
contexto!

TAREFAS

O desafio é apresentar as soluções para as possíveis problemáticas apresentadas na
sequência, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas do semestre.

TAREFA 1 – Inglês Aplicado ao Turismo e Hotelaria
Realizar viagens internacionais nos exige muita organização, uma vez que os voos podem
possuir uma ou mais escalas. Além disso, é importante lembrar que a Flora e a FloraTur irão organizar
viagens internacionais em um contexto pós-pandêmico e com grupos de turistas da melhor idade.
Considere que o guia turístico não estará disponível para acompanhar todos os grupos.
Dessa forma, Flora deverá também, realizar esse acompanhamento e ajudar com o inglês sempre
que necessário.
Elabore um diálogo em inglês onde Flora se comunica com a recepcionista do hotel
efetuando o check-in do grupo. Lembre-se de apresentar, nesse diálogo, informações como: nome
do guia, origem do grupo, quantidade de pessoas, tipos de quartos desejados, perguntar o horário
do jantar, café da manhã e informações sobre o check-out. Adicione também demais informações
que julgar importantes.
Na saída do hotel, o guia turístico solicita o serviço de um motorista particular para levar o
grupo de turistas ao aeroporto. No entanto, o motorista trabalha há pouco tempo na cidade e não
conhece os melhores trajetos. Portanto, elabore um diálogo, em inglês, do guia turístico com o
motorista, desde o primeiro contato até o destino (aeroporto).

TAREFA 2 – Sistemas de Transporte
Um sistema de transportes consiste em um conjunto de elementos que interagem entre si
para que a demanda por uma viagem, ou um determinado pacote turístico, seja atendida de maneira
que o usuário ou consumidor possa enxergar um elevado nível de serviço em virtude de ter suas
necessidades, desejos e expectativas atendidas.
Entretanto, considerando uma das principais características de um serviço, a intangibilidade,
é fundamental que a empresa FloraTur, tendo em vista a necessidade de retomada das suas
atividades e a alavancagem das suas receitas e consequente lucratividade considere como premissa
básica entregar aos seus clientes os denominados 4 R’s:
Responsividade: no atual mercado, uma elevada capacidade de responder às exigências dos clientes
em termos de prazos, qualidade e nível de serviço mostra-se um fator crucial.
Confiabilidade (reliability): a constante incerteza demonstrada pela demanda pode resultar no fato
de que as organizações também apresentem incertezas e variações em seus processos, sejam eles
internos ou externos.
Resiliência: no atual contexto, turbulência e volatilidade são fatores constantes na generalidade dos
casos, causados por instabilidades políticas, econômicas ou legais. Deste modo, a cadeia de
suprimentos também fica suscetível e, em muitos casos, fragilizada com essas perturbações,
podendo resultar, inclusive, em risco de descontinuidade (falência) da empresa
Relacionamento: no atual momento, a tendência é que empresas, de qualquer atividade ou porte,
busquem relações de parcerias.
Desse modo, relacione algumas estratégias que a Agência de Viagens FloraTur pode se
utilizar em cada um dos quatro R’s apresentados acima.

TAREFA 3 – Mercado de Agências de Turismo
A FloraTur precisa recuperar o tempo perdido durante as restrições impostas pela pandemia.
Assim, já faz um planejamento para atender a um público especializado que já estava acostumado a
atender a terceira idade. Para Panzini (2014), uma agência de turismo que segmenta o seu público-

alvo passa a ter uma identificação com o seu mercado e consegue posicionar de forma mais assertiva
e acaba conquistando e satisfazendo melhor os seus clientes.
1. Diante a este contexto, qual é a importância da segmentação de mercado? Utilize o
exemplo da FloraTur que atende ao público da terceira idade.
2. Pensando nos principais serviços que podem ser ofertados pelas agências de turismo,
escolha 03 tipos de serviços e personalize de acordo com a necessidade do público da
terceira idade. (ex: hospedagem- como deve ser a hospedagem para este público?)

TAREFA 4 – Gestão do Lazer, Recreação e Entretenimento
A perspectiva do crescimento do Turismo e Lazer para a terceira idade já vêm sendo
identificada e estudada há algumas décadas. Um fator determinante é justamente o envelhecimento
da população associado ao aumento da perspectiva de vida. Ainda pode-se destacar o
envelhecimento mais saudável, tornando-se pessoas ainda ativas, consumidoras, que identificam
nessa etapa da vida possibilidades de realizar sonhos, possuidoras de desejos, com vontade de viver
e conviver.
A Agência de Viagens FloraTur identificou e acompanhou essa mudança e demanda do
mercado turístico e de lazer. O aumento do tempo livre característico na terceira idade é uma das
condições determinantes para a busca de experiências no campo do lazer. O lazer turístico, as viagens
e passeios, principalmente em grupos, acabam suprindo diferentes necessidades, que vão desde a
integração e socialização, de vivências de atividades lúdicas e de valorização cultural, até a realização
de um sonho em conhecer novos lugares, novas culturas. Esse é um dos aspectos mais importantes
que a Agência de Viagens FloraTur assumiu como um de seus princípios e filosofia de negócio, que
as viagens se tornem realmente experiências pessoais, culturais e de lazer.
Diante dos cuidados necessários para garantir a segurança e saúde dos idosos em todas as
etapas e momentos das viagens, as atividades recreativas e lúdicas, tão importantes nesse conjunto
de vivências e experiências, precisam agora serem repensadas. Um dos aspectos marcantes dos
idosos é a integração, a socialização, o conversar, o tocar...A vivência do lúdico e da recreação a partir

do jogo e da brincadeira com atividades recreativas planejadas agrega qualidade à viagem e aos
serviços prestados, dado esse já levantado pela agência em seus processos de avaliação de satisfação
dos clientes. Um dos pontos fortes avaliados são justamente as atividades lúdicas e recreativas
inseridas na programação. O grande desafio da Agência de Viagens FloraTur é manter esse elemento
recreativo e lúdico na programação, mas, com todos os cuidados necessários, levando em conta a
escolha, planejamento e desenvolvimento das atividades com segurança. Nesse sentido, lançamos
duas atividades norteadoras:
1 . Qual a importância das atividades lúdicas e recreativas nas atividades de turismo de lazer
para a terceira idade?
2. Sugerir uma (1) atividade que poderá ser realizada nos momentos de lazer do grupo,
respeitando todas as dimensões de biossegurança. Na descrição da atividade deverá constar:
Nome da atividade, Conceito, Descrição, Recursos necessários, Recursos humanos,
Desenvolvimento e Experiências Vivenciadas.

TAREFA 5 – Turismo e Hospitalidade de Eventos
Pensando em auxiliar Flora na retomada de suas atividades, conquistando novamente seu
público e, considerando um cenário otimista, potencializar seus serviços a partir de diferenciais, além
da elaboração de pacotes turísticos, uma outra opção bastante interessante e promissora para o
ramo do turismo é a realização de eventos!
Frente ao contexto da pandemia em questão, a realização de eventos também foi prejudicada
– visto que as medidas de segurança e combate ao vírus, implicam no isolamento e distanciamento
social, como bem sabemos. No entanto, agora frente à retomada da normalidade – claro, respeitando
todas as medidas e condições sanitárias necessárias – Flora pode iniciar um planejamento de um
novo serviço a ser oferecido futuramente – em um momento em que a situação inspirar ainda mais
confiança!
Flora se lembrou que, anteriormente ao contexto pandêmico – por volta de 2018, 2019, era
comum alguns clientes a procurarem pedindo recomendações para a realização de eventos

temáticos e comemorativos para a terceira idade! Neste sentido, Flora pensou então que a
elaboração de serviços de organizações de evento pode ser interessante para a FloraTur enquanto
agência!
Sua missão então é auxiliar Flora na elaboração deste produto/serviço! Você, na posição de
consultor de Flora, deverá apresentar uma opção de destino que seja viável para a realização de um
evento para este público.

 Qual seria a sua recomendação? Quais os elementos a serem considerados/analisados
para esta escolha?
Sua resposta deve descrever e justificar uma possível estratégia do evento; o porte;
atividades envolvidas; região; localidade; aspectos de segurança a serem considerados
(contexto da pandemia). Utilize sua imaginação e busque em diferentes fontes as
informações necessárias para estas decisões.

 

 

 

 

Baixe na hora !

Após a compra Aprovada, você recebe o link para download imediato.

Compre com Segurança

Com todos os cartões de crédito

Site seguro

Protegemos seus dados