Portfólio Mercado Pet no Brasil: o caso da “Empório Pet Care”

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Portfólio Mercado Pet no Brasil: o caso da “Empório Pet Care” 

Curso: Processos Gerenciais

Semestre: 2° e 3°

 

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Mercado Pet no Brasil: o caso da “Empório Pet Care”

O modelo de negócio: Marta e Magnólia são sócias de um pequeno Pet Shop, situado na cidade. A empresa conhecida como “Empório Pet Care”, inaugurada em 2019, possui uma loja física estruturada para oferecer produtos e serviços destinados aos cães e gatos domésticos da região.

Dentre as principais opções, a empresa dispõe de serviços de banho/tosa, pacotes de hospedagem de animais, serviços logísticos de transporte de animais (entre a loja e os clientes, para procedimentos estéticos), além de diversos produtos (com opções de cores, marcas e fabricantes) como coleiras, petiscos, rações, areia, medicamentos, caixas de transporte, arranhadores, antipulgas, tapetes, casinha, entre outros.

A equipe: as sócias trabalham em tempo integral na loja e coordenam cinco colaboradores que auxiliam nas vendas, nos processos administrativos, logísticos e nos serviços de banho/tosa e hospedagem.

Os canais de comunicação: além da loja física, a empresa possui meios digitais de comunicação com objetivo de promover seus produtos e serviços e obter melhores resultados em termos de performance comercial. A “Empório Pet Care” possui um canal no Instagram, uma página corporativa no Facebook e uma central de atendimento ao consumidor via WhatsApp. A empresa utiliza as redes sociais digitais para a elaboração de conteúdos relacionados ao mercado pet, além da postagem de fotos, vídeos e orientações relacionadas aos produtos e serviços da loja.

Imagem 01: Logo marca da empresa “Empório Per Care”

Fonte: elaborado pelos autores (professores).

O processo de gestão do negócio: as próprias empreendedoras são as responsáveis por organizar os processos internos, a logística, os serviços, as vitrines, as prateleiras e investir na infraestrutura do negócio de modo geral. No entanto, em virtude do intenso movimento da loja, os procedimentos de gestão, produção e o desenvolvimento de estratégias estão ficando em segundo plano. As empreendedoras precisam organizar melhor as informações a respeito dos processos gerenciais do seu negócio e precisam avaliar os resultados da empresa com relação às vendas, aos processos logísticos, às interações dos seus consumidores nas redes sociais, entre outras questões operacionais e administrativas. São atividades que demandam tempo e dedicação intensiva, para além das atividades do dia a dia.

É importante ressaltar algumas particularidades, no que se refere, às características da estrutura mercado a qual pertence o Mercado Pet no Brasil: o mercado pet brasileiro vem crescendo ano a ano. Uma das últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que analisou as populações de animais nos lares brasileiros, em 2013, mostrou que 44,3% dos domicílios no Brasil possuíam pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de lares. No cenário atual, esse número mais que dobrou. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), atualmente já são mais de 132 milhões de pets. E se crescem os pets, crescem os donos cada vez mais entusiasmados para darem mais qualidade de vida e mimos aos bichinhos. A expectativa de faturamento para o setor é de mais R$ 40 bilhões para 2021.

SITUAÇÃO-PROBLEMA

A crise global e os impactos no mercado Pet: desafios para a “Empório Pet Care”

Em 2020/2021, em virtude da crise desencadeada pela Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), alguns setores da economia registraram grandes perdas e prejuízos, outros precisaram se reinventar, e o comércio eletrônico conseguiu aproveitar o momento caótico a passos largos.

De acordo com os dados registrados pela EBIT (2020), as vendas on-line se intensificaram no período da Covid-19, impulsionadas pelo aumento de pedidos e por todas as regiões do mercado brasileiro. Isso significou o registro de 10,7 milhões de novos consumidores em 2019 no e-commerce nacional, movimento que ficou mais intenso no cenário de Covid-19, principalmente para o autosserviço.

O setor de alimentação, por exemplo foi um dos setores mais impactados pela crise global. Muitas empresas fecharam suas portas, e outras tiveram que se reinventar. Já o mercado Pet, apresentou números importantes e conseguiu resistir muito bem à pandemia.

O Brasil é o terceiro maior mercado de pets de todo o mundo. E como os 54 milhões de cachorros e 24 milhões de gatos nas casas dos brasileiros continuam precisando se alimentar e viraram companhias importantes na quarentena, o mercado sentiu menos do que os outros a crise da pandemia do novo Coronavírus.

Soma-se a isso que diversos locais, como São Paulo, classificaram os pet shops como serviços essenciais, permitindo que eles continuem abertos. De acordo com Sergio Zimerman (CEO da Petz), os clientes não deixaram de ir à loja, mas, quando vão, aproveitam para fazer compras grandes e, dessa forma, não precisam retornar com tanta frequência. Além disso, os clientes passaram a alternar suas compras entre as lojas físicas e lojas virtuais.

A pandemia mostra que as vendas on-line deverão ter grande importância nas estratégias comerciais das empresas nos próximos anos. Embora a quarentena tenha contribuído para a diminuição das vendas nas lojas físicas, o movimento no e-commerce se expandiu significativamente.

Nessa direção, entre momentos de tensão e fôlego, as empreendedoras Marta e Magnólia se deparam com esse cenário de incertezas e precisam alavancar suas vendas, melhorar o relacionamento com seus clientes-consumidores, investir em tecnologia para aprimorar seus produtos e serviços e desenvolver planos estratégicos comerciais de alto impacto.

Ajuda profissional: a assessoria gerencial (diagnóstico e intervenção)

A assessoria gerencial: diagnóstico e solução para a “Empório Pet Care”: as sócias decidiram buscar um serviço de assessoria em processos gerenciais para pequenos negócios, com o intuito de aprimorar seus processos de gestão e avaliar o desempenho de seus canais de comunicação.

Contrataram, então, a PGER Projetos Corporativos, empresa gerenciada por você e sua equipe, responsáveis por auxiliá-las nesse desafio.

Na primeira reunião da equipe de consultoria com as empreendedoras foi possível estabelecer alguns parâmetros iniciais e desenvolver um plano de intervenção pautado em três macroetapas:

• Etapa 01: Análise Mercadológica e Macroambiental do Mercado pet.

• Etapa 02: Avaliação dos processos internos – produção e qualidade.

• Etapa 03: Avaliação dos processos internos – logística.

• Etapa 04: Avaliação dos processos internos – custos.

• Etapa 05: Inovação, tecnologia e tendências digitais.

Com base nesses parâmetros, você deverá propor soluções estratégicas para a alavancagem dos negócios e para o enfrentamento desse cenário de crise. No processo de consultoria, é importante elaborar soluções aos problemas apresentados, sugerir a utilização de ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a melhoria dos processos de comunicação, relacionamento e desenvolver inovações com base nas tendências digitais.

Então, prepare-se! Ao longo do processo de assessoria empresarial, você terá a oportunidade de compartilhar com as empreendedoras vários aspectos e conceitos relacionados às estratégias comerciais, aos processos de comunicação, às inovações tecnológicas e às tendências digitais, sempre com o objetivo de melhorar a performance da empresa “Empório Pet Care”, diante do cenário de crise da atualidade.

Agora é com você!

 

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