Portfólio Influência da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos

R$30,00

12x de R$2,99

Portfólio Influência da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos

Curso: Educação Física

Semestre: 3° e 4°

Disciplinas: • CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES • METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL • METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL • SAÚDE COLETIVA

 

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e

aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-
práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de

atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos
conhecimentos teórico e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências
científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo (PTG) será: “Influência da Covid-19 no desempenho
esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos”
. Este tema é
importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do
objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de
atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de
atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica
na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e
complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere
este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como
conteúdos apresentados nas disciplinas: CIÊNCIAS MOLECULARES E
CELULARES, METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL, METODOLOGIA
DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DE
SALA DE AULA E SAÚDE COLETIVA.


ATIVIDADE(S)
1a PARTE – PRODUÇÃO ANALÍTICA E TEXTUAL

Objetivo: Discutir, de forma interdisciplinar, os conteúdos das disciplinas/temáticas do
semestre por meio da produção textual com o tema “Influência da Covid-19 no
desempenho esportivo: Características, efeitos e riscos da doença em atletas
profissionais”.

Na tentativa de transitar entre áreas correlatas à Educação Física, sobre a
Influência da Covid-19 no desempenho esportivo: Características, efeitos e riscos da
doença em atletas, solicitamos a leitura obrigatória dos seguintes textos de caráter
científico, listados a seguir.
Textos de apoio:
UZUNIAN, A. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e
Medicina Laboratorial. V. 56, 2020. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/jbpml/a/Hj6QN7mmmKC4Q9SNNt7xRhf/?lang=pt.
GUALANO, B. et al. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia
muscular: atualizações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 16, n. 3, p. 219-
223, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-
86922010000300013&script=sci_arttext
Os textos citados apresentam um panorama sobre as principais características do
Sars-Cov-2 (Coronavírus-2019), efeitos e riscos à atletas que contraíram o Sars-Cov-2.
Dessa forma, é importante destacar que entre os principais riscos aos atletas que
contraíram o COVID-19 destaca-se o risco de lesões cardíacas e a diminuição da
imunidade decorrente do esforço físico contínuo e com pequeno intervalo de recuperação.
Assim, tome nota sobre os efeitos e riscos da COVID-19 em atletas profissionais, de
acordo com o apresentado pelos autores.

Orientações específicas:
- Fazer a leitura (obrigatória) dos textos de apoio.
- Fazer a discussão, em grupo, dos textos de apoio.
- Se acharem necessário, podem realizar buscas de artigos científicos em indexadores (ex:
scielo, google acadêmico, lilacs, domínio público e pubmed) que possam subsidiar a
produção textual do grupo. Para tanto, é importante realizar a citação devida do artigo
adicional de acordo com as normas da ABNT vigente.
- Redigir um texto descritivo de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) páginas de
conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
O texto deve abordar a Influência da Covid-19 no desempenho esportivo: características,
efeitos e riscos da doença em atletas profissionais, destacando as características gerais do
SARS-COV-2. O texto também deve abordar a importância dos estudos epidemiológicos
na análise da relação dos efeitos e riscos, indicando e justificando os principais tipos de
estudos que podem ser utilizados nessas pesquisas.

2a PARTE – Situação problema

Tema: O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos.
Um profissional de Educação Física teria como objetivo desenvolver em suas atividades,
modalidades esportivas coletivas, e deveria selecionar três delas. Neste caso, foram
selecionados o basquetebol, o futebol e o futsal. Os esportes basquetebol, futebol e futsal
são considerados modalidades coletivas e invasivas, onde se tem a quadra ou campo do
adversário como objetivo de se realizar a cesta ou o gol, tendo os jogadores adversários
como opositores. Segundo Scaglia (2003), fundamenta em seu estudo no caso específico
das ‘famílias de jogos/brincadeiras de bolas com os pés’, e caracteriza que dentro da
organização de família de jogos, o futebol deixa de ser o único objetivo da aprendizagem,
fazendo com que outros jogos (de bolas com os pés) sejam capazes de transferir suas
aprendizagens (emergências) para o futebol, e vice-versa. O basquetebol, que também
pertence à família dos jogos esportivos coletivos, também é influenciado por emergências
produzidas em outras famílias de jogos, tais como as famílias de jogos de bolas com as
mãos (à qual o basquete pertence de maneira direta), de apelo popular, de 2x2 (ou

convencional 5x5) com alvo e uma gama enorme de famílias de jogos que podem ser
organizadas de acordo com o interesse do professor. Para contribuir com este profissional
de Educação Física a compreender sobre o tema, leia o artigo abaixo e responda através
de um texto as questões norteadoras:

Quais as principais características do Jogo?
Quais as relações entre o esporte coletivo e o jogo?
Qual a gênese (contribuição) metodológica para ensino dos esportes coletivos?
Faça uma análise das considerações finais apresentadas pelos autores sobre o tema
central?

Artigo de referência:
LEONARDO, L. et al. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos
jogos. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.236-246, abr./jun. 2009.
Disponível em:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/download/2177/2285

Baixe na hora !

Após a compra Aprovada, você recebe o link para download imediato.

Compre com Segurança

Com todos os cartões de crédito

Site seguro

Protegemos seus dados