Portfólio A Indústria Farmacêutica Phytofarm LTDA

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Portfólio A Indústria Farmacêutica Phytofarm Ltda

Curso: Logística

Semestre: 3° e 4°

 

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A Indústria Farmacêutica Phytofarm Ltda.

A Indústria Farmacêutica Phytofarm Ltda foi fundada em 1970 na cidade de Jundiaí – SP.

Inicialmente, o foco da empresa era apenas a produção de medicamentos terapêuticos com foco em vitaminas, antissépticos, reguladores de apetite, emulsões e laxantes. Entretanto, a comprovada eficácia dos medicamentos aliada a qualidade dos produtos produzidos e distribuídos pela empresa contribuiu para que tais medicamentos se tornassem cada vez mais conhecidos e novos mercados foram então prospectados e conquistados. Nesse contexto, então, a Phytofarm passou a atender todo o território nacional.

Ao passar dos anos e com a chegada de novas tecnologias e demandas, a Indústria Farmacêutica Phytofarm ampliou exponencialmente seu mix de produtos passando a produzir também antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos imunossupressores, antineoplásicos, medicamentos diuréticos, medicamentos para a regulação cardíaca e dopaminérgicos, ou seja, medicamentos específicos para doenças degenerativas do cérebro como, por exemplo, doença de Parkinson e Alzheimer.

Até o início do ano de 2018, toda a produção e distribuição de todos os medicamentos eram realizadas a partir da matriz localizada na cidade de Jundiaí e, a fim de otimizar o processo de distribuição bem como reduzir os custos logísticos incorridos em toda a cadeia de suprimentos da  Phytofarm, os gestores optaram então por implantar um Centro de Distribuição (CD) estrategicamente localizado na cidade de Cabo de Santo Agostinho no estado de Pernambuco e a escolha desse local não foi por acaso.

Entre a cidades de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca encontra-se um importante complexo industrial e portuário, o Porto de Suape, fato esse que contribui bastante para que as intenções de importação de matérias primas e exportações de produtos acabados produzidos pela empresa venham a se concretizar em um menor espaço de tempo e ainda, tal localização é essencial para um atendimento mais ágil dos clientes localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia e também, os consumidores do próprio estado do Pernambuco.

Porém, o que se pode comprovar ao longo dos anos de 2019 e 2020 é que as operações realizadas no Centro de Distribuição estão totalmente em desacordo com o que fora previamente planejado.

Um dos motivos inicialmente constatados é que a administração do CD foi, de certa forma, negligenciada e relavada a um segundo plano pela matriz já que os gestores da Phytofarm tinham como pressuposto que não seria necessário contratar profissionais com o nível de experiência requerido para as operações que ali ocorreriam. Tinham como verdade absoluta que essa gestão poderia ser feita facilmente pela própria matriz, porém, a distância e os resultados dessas decisões bastantes equivocadas podem ser verificados nos elevados índices de erros nas operações de separação e conferência; elevados ciclos de operações de armazenagem (recebimento, estocagem, separação e expedição); necessidade constante de retrabalhos; elevados custos de mão de obra e índices de ociosidade; os veículos de entregas ficam muito tempo retidos nas docas ou no pátio da empresa o que contribui para o atrasonas entregas e até mesmo para a ruptura do atendimento do mercado consumidor; elevados valores gastos em decorrência do pagamento de horas extras e contratação de terceiros e temporários e,por fim, baixos índices de acuracidade dos estoques e a necessidade de constantes ajustes nas quantidades de itens armazenados para congruir quantidade física com àquela demonstrada no sistema.

É claro que todos os problemas até aqui mencionados vem causando um impacto bastante negativo no que tange ao nível de serviço percebido pelos clientes, insatisfação em relação ao nível  de qualidade e, dessa forma, a Phytofarm vê seu market share se tornar cada vez menor e, na mesma proporção, recorrentes reduções nos volumes de receita e lucratividade levando aos gestores considerarem a possibilidade de fechamento do Centro de Distribuição.

Desse modo, esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a Empresa Phytofarm possa resolver todos os problemas identificados nos dois últimos anos de implantação do Centro de Distribuição.

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