Portfólio Empreendedores: O caso da Le Charme Porcelanas

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Portfólio Empreendedores: O caso da Le Charme Porcelanas

Curso: Administração

Semestres: 5° e 6°

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como
temática “Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas”. Escolhemos esta temática para
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste
semestre. Sigam as orientações fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas
(livros didáticos das disciplinas, aulas, entre outros materiais complementares).

TEXTO PARA LEITURA

Marketing para pequenas empresas: o que é essencial?

Empreendedores de pequenas empresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam,
formas de trabalho, entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre
todos eles são o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar os
rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar esse objetivo é por meio de um
bom plano de Marketing para pequenas empresas.
Há quem pense que não é possível estabelecer um bom plano de Marketing para
pequenas empresas, ou que ele deve se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou

revistas de bairro ou do trade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo
quando há limitação para o investimento. Investir em marketing, ainda mais nos dias de hoje, é
obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira crescer. E, no que diz
respeito ao investimento, principalmente, com o marketing digital é possível realizar campanhas
criativas sem comprometer o orçamento.

Conceito de Marketing
Apesar de o termo ser bastante comum, muitos ainda têm dúvidas sobre o que exatamente
o conceito de Marketing significa. Marketing é um conjunto de processos com o objetivo de
comunicar informações da empresa que permitam a percepção de valor para o seu público, ou seus
consumidores. A estratégia visa fortalecer marcas, tornando-as referências no mercado em que
atuam. Ou seja, apesar de sua meta final seja gerar negócios, isso é realizado por meio do valor que
é agregado a elas.

Os 4Ps do Marketing
Podemos dizer que o conceito é formado por quatro pilares, ou Mix de Marketing. Eles devem
ser utilizados em qualquer estratégia, tanto para as tradicionais quanto para as do meio online. Saiba
quais são eles:
 Produto: o que sua empresa oferece, quais são os detalhes do produto e o que os
consumidores esperam dele;
 Preço: quanto será cobrado por cada produto ou serviço, e de que forma o pagamento será
feito;
 Praça: onde os produtos e serviços são disponibilizados, quais as formas de distribuição e
quem é a concorrência;
 Promoção: como o produto deve ser comunicado ao mercado, em quais canais ele será
divulgado.
Fonte: Comunicarte. Marketing para pequenas empresas: o que é essencial? Comunicarte.

Disponível em: https://www.conteudoinboundmarketing.com.br/marketing-para-micro-e-
pequenas-empresas/. Acesso em: 28 Jun. 2022.

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas

Luís Augusto e sua sócia Conceição são empreendedores que abriram sua primeira loja de
porcelanas “Le Charme Porcelanas”, em março de 2022, na cidade de Teresina, Piauí. Luís Augusto
ficará responsável pela gestão da empresa, enquanto Conceição irá produzir de forma artesanal
todas as peças.
Eles pretendem ser reconhecidos pela qualidade e bom gosto dos seus produtos, são peças
únicas e exclusivas. Analisando o cenário atual, Luís Augusto percebeu que os consumidores estão
cada vez mais conectados, há muita concorrência, e a loja precisa presença no “mundo on-line”.
Por isso, ele resolver contratar você, como freelance para criar uma identidade visual para a
marca que irá postar nas redes sociais.

Agora é com você!
Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo de
nosso semestre, você foi contratado para o departamento de marketing da empresa, e sua missão é
associar a teoria à prática a partir da utilização de um painel semântico para criar uma identidade
visual para a marca “Le Charme Porcelanas”. Siga as etapas a seguir:

Conhecendo o cenário
Uma empresa deve acompanhar importantes forças macroambientais e significativos fatores
microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de
inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar
oportunidades e ameaças associadas a elas (KOTLER; KELLER, 2012).

Por isso, o primeiro passo é você elaborar uma análise SWOT do cenário atual da empresa “Le
Charme Porcelanas”. Aponte as 4 principais variáveis de cada quadrante.

Conhecendo o público-alvo
Na análise SWOT foi constatado que um fator negativo é a falta de conhecimento do público-alvo.
Com intuito de melhorar a comunicação e ofertar maior valor aos seus clientes, os gestores solicitam

realizar uma pesquisa mercadológica para conhecer melhor o consumidor desta empresa, atendendo
a demanda da análise ambiental. Neste contexto, responda:
a) Tratando-se de uma pesquisa de descrição do perfil do consumidor, qual será o tipo de pesquisa
que deverá ser adotada? (exploratória, descritiva ou causal) Justifique a resposta.
b) Apresente aqui, algumas perguntas essenciais que deverão ser incluídas nesta pesquisa de perfil
do consumidor, incluindo 5 perguntas de aspectos demográficos, e 5 perguntas de aspectos
psicográficos.

Definindo a comunicação
Para criar a identidade visual, você vai precisar definir o seu público-alvo, para que as decisões a
respeito da identidade visual, sejam mais assertivas, chamem realmente a atenção do seu público,
que ele se identifique com sua marca. Você já sabe que seu produto é sofisticado de boa qualidade,
peças únicas e exclusivas, isso também diz muito a respeito do preço. Agora com a definição do
público-alvo, defina que tipo de estratégia de comunicação nos meios digitais, você irá trabalhar
com seu público. O conteúdo da comunicação, a mensagem em si, deve conter um apelo que atraia
e conecte o público-alvo com a marca, o qual pode ser lógico e/ou emocional, baseado nos atributos
do produto/serviço ou em questões ligadas ao perfil do público, ou pode se basear na fonte que
transmite a mensagem (e.g. uma celebridade). Múltiplos apelos podem ser combinados para tornar
a mensagem mais atraente para o público-alvo.

 

Agora que você já levantou todos os pontos importantes do cenário da empresa, utilize o painel
semântico que irá facilitar a construção da identidade visual “Le Charme Porcelanas”.
a) Crie uma conta na Trakto
Você pode começar com uma conta gratuita na Trakto. Tudo o que você precisa é usar um e-mail ou
acessar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. Link: https://dashboard.trakto.io/
Segue o link de um tutorial de como fazer o painel semântico nessa ferramenta:
https://youtu.be/X6Tbvb2-6bo

b) Utilizando o painel semântico qual a identidade da marca você irá desenvolver para marca “Le
Charme Porcelanas”?

c) Coleta
Que tipo de imagem, fotografia ou arte pode ser incorporada nas novas comunicações pela empresa
para transmitir ao consumidor uma identidade da marca? Crie ainda uma frase, uma logo da marca
para ser utilizado na comunicação.

d) Com as referências (imagens, texturas, palavras, frases, cores, etc.) que foram escolhidas, o
profissional conecta, junta para tornar visível o direcionamento criativo desejado. Pensando na

questão da identidade de marca no anúncio, como a empresa pode fazer para que uma ideia ou ação
não seja apenas momentânea, mas se mantenha aplicável ao longo do tempo, fortalecendo a marca
da empresa?

e) Apresentação – salve seu moodboard. Ao finalizar o seu painel semântico, clique no botão
“Baixar” e escolha o formato JPG. Agora basta clicar em download e a sua arte está pronta para salvar
em Word.

Referências

JULIANO, Márcio de Cassio. Pesquisa mercadológica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2012.
YASUDA, A.; OLIVEIRA, D.M.T.D. Pesquisa de Marketing: Guia para a prática de pesquisa de
mercado. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.

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