Portfólio Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram

Portfólio Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram

Processos Gerenciais

Semestre: 3º e 4º 


Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram

A incerteza do futuro, uma mentalidade mais imediatista e a preocupação com a sustentabilidade vem fazendo os jovens buscarem serviços que sejam fluídos à sua vida. A pandemia acelerou algumas mudanças de hábitos dos consumidores e criou produtos, como carro por assinatura. Essa solução de mobilidade deve se manter no pós-pandemia, pois atende a demanda de quem quer ter um veículo, mas sem os custos com documentação, manutenção, além da desvalorização do bem.
Houve um aumento de 500% na busca do termo carro por assinatura entre maio e junho de 2021, segundo levantamento feito pela Similarweb. Isso porque o carro se tornou uma opção de transporte seguro no lugar de veículos compartilhados ou transporte público. Outro dado está relacionado ao perfil do público que está à procura de informações sobre carro por assinatura, a maioria ou 34,35% é de jovens com idade entre 25 e 34 anos, seguido por 24,65% na faixa dos 35 a 44 anos e 14,17%, entre 45 e 54 anos. Isso demonstra que apesar da preferência dos jovens, pessoas de outras faixas etárias também estão buscando por carro por assinatura.

Case Turbi
A Turbi é uma empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, que surgiu com o objetivo de facilitar e desburocratizar todo o processo de aluguel de carro, mudando o conceito que os usuários possuem com as locadoras tradicionais. Presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, todos os estacionamentos com Turbi funcionam 24h por dia, durante os 7 dias da semana. Assim, é possível que o usuário alugue ou devolva o veículo a qualquer hora do dia. Para Luiz Bonini, diretor de crescimento e sócio da Turbi, o aluguel de veículos 100% digital da Turbi atende ao novo comportamento do consumidor de utilizar serviços em detrimento à posse de bens físicos, que é ainda mais disseminado entre os jovens – que priorizam liberdade e flexibilidade no
consumo.
“A Turbi é essencialmente uma empresa jovem e a nossa comunicação, parcerias, ações com influencers e campanhas dialogam com esse público, reforçando a liberdade de se ter um carro sem precisar comprar um, sem burocracia, filas e papeladas”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.

* Fonte: https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/39939/case-turbi-aluguel-de-carros-e-a-experiencia-que-
os-jovens-procuram.html Acesso em 27/06/2022

Um exemplo dessa aproximação com os jovens está na campanha “A primeira vez a gente nunca esquece” que tem como foco o incentivo de viver experiências pela primeira vez a partir de lembranças de descobertas do passado. A campanha, que foi lançada no dia 10 de junho, traz influenciadores como Viih Tube, Cris Paiva, Renato Albani, Rodrigo Marques e Penélope, como especialista em primeiras vezes. Além disso, contará com ações com os influenciadores cumprindo desafios em experiências com parceiros como Buddha Spa, Balonismo em Boituva, Motel Lush, entre outros. O destaque fica com Penélope,
como especialista no aluguel de um Turbi pela primeira vez. “Essa campanha foi pensada para tangibilizar como é incrível a experiência de se permitir experimentar situações novas pela primeira vez, dentre elas, a de alugar um carro pelo app. Alugar um carro pertinho da sua casa e abri-lo com o smartphone é uma experiência incrível de tecnologia e é o tipo de coisa que a gente se pergunta: ‘nossa, por que não fiz antes? Por que ainda tenho um carro?’”, comenta Luiz Bonini, diretor de crescimento e sócio da Turbi, que traz uma experiência única ao usuário e que vai mudar a forma como se pensa a posse de veículo e o aluguel de carro atualmente.

Mercado de aluguéis de carro
Na Turbi, é possível alugar um carro por hora, dias ou meses, graças à assinatura flexível, já que a locadora realiza todos os processos pelo app e não depende de horário de funcionamento fixo. Os pontos de retirada e devolução funcionam 24h por dia, permitindo que o usuário possa alugar e devolver a qualquer momento. Esse é um modelo que deve continuar em ascensão no país, por oferecer conveniência e praticidade, já que a experiência de abrir e fechar o carro pelo aplicativo é algo que atrai muitos usuários ao serviço. “O mercado de aluguel de carros cresce em duplo dígito no Brasil e ainda há uma enorme oportunidade para os próximos anos. Apesar da concentração em andamento do setor, são mais de 14 mil locadoras no país e a frota de carros alugados representa apenas cerca de 2% do total de veículos no Brasil. Nosso plano é continuar a tração de crescimento de três a cinco vezes por ano, por enquanto apenas na Grande São Paulo, mas em um futuro próximo expandir a nossa solução para demais estados do Brasil”, finaliza Bonini.
Agora é com você!

O Sr. Delfino estava na sala tomando seu café, quando sua filha Laura leu a matéria a respeito da empresa Turbi. Laura é gestora na empresa de seu pai, uma empresa familiar, muito conhecida na região sul de São Paulo. A empresa D&L atua há mais de 30 anos no mercado de venda de automóveis, contudo nos últimos anos a D&L teve um crescimento intenso e rápido. Por causa disso, a empresa foi uma das primeiras a inovar e oferecer veículos por assinatura. A Turbi é uma empresa concorrente. Laura é uma pessoa atenta às novidades de mercado e aos concorrentes, sempre em busca de inspirações. Apesar da empresa D&L ter um bom histórico de crescimento, nos últimos meses a empresa vem perdendo faturamento e participação de mercado.
Laura argumentava com o Sr. Delfino que tudo aquilo que lia no artigo era a respeito das últimas conversas que tiveram. A filha alertava o pai a respeito de mudanças necessárias para acompanhar as novas tendências e exigências do público consumidor. O pai, sempre arredio e desconfiado, ainda acreditava em uma gestão conservadora e em métodos mais tradicionais de abordagem, tanto em relação a equipe de colaboradores, quanto em relação ao relacionamento com os clientes.
Porém, aquele artigo virou uma chavinha na mente do Sr. Delfino, após ele também ler o artigo, o qual passou a questionar sua forma de avaliar o cenário, percebendo que o problema financeiro de sua empresa não era apenas uma situação pontual, pois era preciso novas estratégias que englobassem toda gestão e mudanças mais significativas, se quisesse continuar atuando no mercado.
Ele chegou a si questionar em voz alta, dizendo: “como devo gerir uma empresa em um mercado com tantas mudanças?” Laura já havia dito antes que era preciso uma gestão organizacional que conseguisse se adaptar às mudanças e que soubesse usar a gestão do conhecimento, trabalhando com as diferentes gerações em sua equipe, tendo ainda um planejamento de marketing capaz de compreender e se ajustar as novas exigências dos consumidores.
Você, faz parte da equipe que vai ajudar Laura fazer as mudanças necessárias para melhorar as condições financeiras da empresa D&L, além de torná-la mais preparada para sobreviver as novas exigências do mercado. Para isso, leia atentamente as informações a seguir e realize as propostas sugeridas passo a passo.

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