Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

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Portfólio A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Curso: Pedagogia

Semestre: 3° / 4° sem

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como tema A utilização de
ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Escolhemos
essa temática para favorecer a reflexão sobre a utilização das tecnologias no contexto educacional,
visando a articulação com as competências gerais e componentes curriculares apresentados pela
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC apresenta competências que devem ser desenvolvidas ao longo
da educação básica, entre elas, a competência 5: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais
de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas
sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir
conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”
(BRASIL, 2018, p. 9). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).

Na BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em áreas do conhecimento e componentes
curriculares que estabelecem competências específicas articuladas com as competências gerais.
Para garantir o desenvolvimento dessas competências específicas, os componentes curriculares
apresentam um conjunto de habilidades (aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos
alunos) que se relacionam a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e
processos), que são organizados em unidade temáticas (arranjo de objetos de conhecimento) de
acordo com as especificidades de cada componente curricular.
A língua portuguesa é um dos componentes curriculares da área de Linguagens e a finalidade das experiências relacionadas a esse componente é possibilitar, aos estudantes, a
participação de práticas de linguagem diversificadas que lhes permitam ampliar suas capacidades
expressivas (BRASIL, 2018). As vivências oportunizadas no componente curricular Língua
Portuguesa devem contribuir com a ampliação dos letramentos nas diversas práticas sociais e esse
letramento contribui de modo significativo com o processo de alfabetização, visto que o letramento
e a alfabetização são interdependentes e indissociveis ” .
Considerando que a BNCC valoriza as situações lúdicas de aprendizagem e procura
contemplar a cultura digital no contexto da sala de aula, observa-se a importância de refletir sobre
o trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisar ferramentas
tecnológicas que podem contribuir com o interesse e aprendizagem dos alunos.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
uma produção textual interdisciplinar sobre a utilização de ferramentas digitais para uso
educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que
define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a
ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização e o envolvimento em práticas diversificadas de
letramentos, nos anos seguintes, o trabalho está pautado na progressão do conhecimento pela
consolidação das aprendizagens anteriores, na ampliação das práticas de linguagem e na
experiência estética e cultural dos alunos, assim, os estudos da BNCC são fundamentais para
apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no documento, adequar os Projetos
Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala de aula, considerando as especificidades da
etapa a ser trabalhada.
Atuando como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Paula percebeu o
interesse que seus alunos têm por celulares, tablets, computadores e outras ferramentas digitais.
Então, decidiu estudar sobre como essas ferramentas poderiam ser utilizadas no processo de
alfabetização e letramento dos alunos e nas avaliações realizadas. A partir desse interesse, a
professora decidiu matricular-se em um curso de formação continuada ofertado pela Secretaria
Municipal de Educação de seu município que irá abordar esses e outros assuntos pertinentes ao
tema. Ao final do curso de formação, os cursistas terão que apresentar uma atividade final como
resultado das reflexões e aprendizagens realizadas.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Durante o curso de formação continuada, Paula teve a oportunidade de aprofundar seu
conhecimento sobre as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental de acordo com a
BNCC, refletir sobre a importância da avaliação no processo educacional, realizar leituras sobre a
utilização da tecnologia no contexto educacional, conhecer aplicativos, plataformas digitais, jogos
on-line, entre outras ferramentas que poderiam ser utilizadas nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR

Para receber a certificação do curso, os professores inscritos devem se reunir em grupos
para elaborar um plano de aula, voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino Fundamental, que contemple
práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades presentes no componente curricular
Língua Portuguesa, bem como outras informações contidas no modelo de plano de aula a ser
produzido, estabelecendo paralelos com a alfabetização e o letramento e com a utilização de
ferramentas tecnológicas.
Como você realizaria a proposta?

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens a serem considerados:

Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você também
poderá utilizar para a elaboração da produção textual os materiais disponibilizados pelas disciplinas
do semestre:

Texto 1: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p-
53-89 e 94-107. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-
texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10

jun. 2022.

Texto 2: MOREIRA, V. N.; BATISTA, S. C. F.; RANGEL, I. R. da G. l a eti a o e letramento
avalia o de aplicativos m veis para os anos iniciais do Ensino Fundamental. , Campos dos
Goytacazes/RJ, v.22, n.2, p. 298-320, maio/ago. 2020. Disponível em:
https://oaji.net/articles/2020/8925-1598234024.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.

Texto 3: PANTOJA, P. F.; FREITAS, S. P. da E.; SILVA, G. A. da. Avaliação formativa como ação
significativa do processo de aprendizagem no ensino fundamental. Cairu em Revista – Sociedade,

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Educação Gestão e Sustentabilidade, Salvador – BA, no

11 – Ano 7 – Dez. 2018, disponível em:
https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/20182/art_02.pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.
Texto 4: BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais
facilitadoras da prática docente. Pesquisa e debate em educação, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, 2015.
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198. Acesso em:
12 jun. 2022.

2o) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer uma
apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização (A introdução deverá ter 1 lauda).

3o) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar as duas atividades
indicadas a seguir (O desenvolvimento deverá ter de 2 a 3 laudas):

a) elaboração de um texto sobre a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos
anos iniciais do Ensino Fundamental.

b) elaboração de um plano de aula (modelo em anexo) voltado ao 1o e/ou 2o ano do Ensino

Fundamental utilizando ferramentas tecnológicas (tablets, computadores, aplicativos, jogos on-
line, sites, lousa digital, entre outros, considerando as especificidades do processo de

alfabetização e letramento dos alunos).

4o) Para finalizar, você deve fazer as Considerações finais apresentando a sintetização dos
elementos discutidos. (As considerações finais devem ter 1 lauda).

5o) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para
desenvolver o trabalho.

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