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Portfólio A Reinvenção das Vendas: As Estratégias das Empresas Brasileiras para gerar Receitas na Pandemia Covid-19

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Portfólio A Reinvenção das Vendas: As Estratégias das Empresas Brasileiras para gerar Receitas na Pandemia Covid-19

Curso: Administração. 7° e 8° Semestre, Unopar e Anhanguera.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
reinvenção das vendas: As estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19
Besanko et al. (2006) definem estratégia não como sendo respostas de adaptação às mudanças no ambiente onde operam e, sim, como os princípios das empresas em relação ao
ambiente que as cerca. Todavia, os autores enfatizam que uma estratégia bem-sucedida é resultado da aplicação destes princípios, que sempre devem ser consistentes, às condições empresariais que estão em permanente mutação (FERNANDES 
et al., 2015; BESANKO et al., 2006).
A estratégia bem-sucedida, dado seu caráter inovador, denomina-se como estratégia emergente. Mintzberg 
et al. (2010) a caracteriza como sendo aquela na qual a gestão se apresenta como um desafio na administração estratégica dos dias atuais, visto que, quando emerge a necessidade de reorientação na empresa, torna-se um ímpeto sair de um cenário seguro para um futuro não tão bem definido, em que muitas das antigas ações não se aplicam mais.
É neste momento de escolha (
trade-off) que os gestores abandonam suas crenças, sejam elas raízes de seus sucessos passados e desenvolvem novas habilidades e atitudes, situação exigente para um estrategista (MINTZBERG et al., 2010). Todavia, Rodrigues (2016) salienta que a estratégia emergente é essencialmente reativa, nascendo das respostas e ameaças competitivas, onde a rapidez de adequação das mesmas irá sustentar a agilidade competitiva, tal como a que o mundo
enfrenta com a Covid-19 nos dias atuais. 
As vendas e comercialização de produtos e serviços que anteriormente eram realizadas majoritariamente em lojas com pessoas atendendo aos clientes (meio físico) teve que migrar para o ambiente virtual valendo-se de sites próprios (
marketplace4), redes sociais e Whatsapp quase
instantaneamente.
Muitos negócios já possuíam sites, no entanto estes eram inicialmente de informação e propaganda, mas tiveram que ser readequados para suportar as vendas virtuais. Essa nova situação impõe a todos estes atores do processo a repensarem sobre as estratégias mais eficientes para manter as engrenagens da economia em funcionamento. Ou seja, inovar, desenvolver e ampliar canais que permitam realizar vendas de forma eficiente, cômoda e segura aos consumidores para que fluxo financeiro mantenha-se e garanta a existência das empresas no período pós-pandemia. 
Os consumidores, pelo distanciamento social, vêm evitando as lojas físicas, bares e restaurantes. Estes por sua vez, estão sofrendo as consequências das restrições ao funcionamento e a queda nas vendas. Como resultado, o mercado de delivery vem crescendo para equalizar esta situação.
Serviços de delivery de alimentos como Uber Eats, ifood e Rappi cresceram acima da média.
Segundo a Rappi, o mercado latino-americano cresceu 30% no primeiro bimestre de 2020 se comparado ao mesmo período de 2019 impulsionado por pedidos em farmácias, restaurantes e supermercados. Já o ifood e o Uber Eats informaram ser cedo para fazer estimativas do efeito da Covid-19 sobre suas operações (EXAME, 2020; GATTIS, 2020; PODER360, 2020).
O iFood começou a testar um serviço de entregas sem contato entre cliente e entregador e criou um fundo de R$ 1 milhão para os colaboradores em quarentena. Já o Uber Eats informou que oferecerá, por até 14 dias, auxílio financeiro aos motoristas e ciclistas diagnosticados com a Covid-19 (EXAME, 2020; PODER360, 2020).
Em tempos onde o isolamento social é essencial, o e-commerce, que já apresentava uma trajetória de crescimento no Brasil e no mundo, vem ampliando sua importância durante a pandemia.

Portfólio A Reinvenção das Vendas: As Estratégias das Empresas Brasileiras para gerar Receitas na Pandemia Covid-19 - 7° e 8° semestre

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