Portfólio A gamificação em propostas de Educação Infantil.

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Portfólio A gamificação em propostas de Educação Infantil 

Curso: Pedagogia

Semestre: 2° e 3°

 

 

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A gamificação em propostas de Educação Infantil. Escolhemos essa temática para possibilitar a reflexão sobre essa metodologia, uma vez que suas principais ideias podem ser consideradas em práticas voltadas à Educação infantil, essencialmente na vinculação aos campos de experiências apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Aprovada em 2018, a BNCC vem alterar não somente os currículos da Educação Básica, mas a perspectiva da atuação docente que, especificamente na Educação Infantil, deve considerar como eixos estruturantes “[…] as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações” (BRASIL, 2018, p. 33), interações essas que ocorrem com os pares e com os adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização, evidenciando o cotidiano da infância, transferindo aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. 
(BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018)
A partir desses eixos, a BNCC está estruturada em cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os quais são permeados por ludicidade, inovação e ampliação das possibilidades de aprendizagem.
Com as alterações promovidas pela BNCC, os contextos de aprendizagem têm sido organizados de maneira diferente daquela usualmente tradicional, em que o professor assume o centro da atenção durante as aulas. As transformações sofridas pela sociedade nas últimas décadas influenciaram a comunicação, as relações sociais, o lazer, o trabalho e, consequentemente, o modo de estudar e aprender, o que nos faz perceber a necessidade de mudanças que vão ao encontro das metodologias ativas por meio de experiências inovadoras, significativas, que condizem com as expectativas atuais dos alunos. Essas propostas também asseguram a ludicidade, com o desenvolvimento de características como a cooperação, espontaneidade, autonomia, capacidade de abstração e atenção por serem intrigantes e estimulantes.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas no trabalho pedagógico está a gamificação, que se refere ao processo de inserir princípios e elementos dos jogos no processo educativo. Não é necessário obrigatoriamente utilizar e manipular um game (jogo), mas é preciso criar situações de aprendizagem mediadas pelo desafio, prazer e entretenimento. Essas situações podem ser desenvolvidas em “cenários escolares e não escolares que potencializam o desenvolvimento de habilidades cognitivas (planejamento, memória, atenção, entre outras), habilidades sociais (comunicação, assertividade, resolução de conflitos interpessoais, entre outras) e habilidades motoras”. (FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. (Orgs.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014).
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Na Educação Infantil, o documento direciona o trabalho pedagógico a partir de campos de experiências tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.
Os estudos da BNCC são fundamentais para apropriar-se dos conhecimentos e determinações presentes no documento, adequar os Projetos Político Pedagógicos e desenvolver o trabalho em sala de aula considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil.
Considerando a necessidade de aperfeiçoar as práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores, a coordenadora da escola Maria Montessori organizou um grupo de estudos sobre a BNCC. Durante os estudos as professoras terão a oportunidade de conhecer os campos de experiências e aprofundar os conhecimentos sobre a importância da ludicidade para o desenvolvimento infantil.

 

Portfólio A gamificação em propostas de Educação Infantil 

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