Portfólio A educação no contexto da educação básica: dos conteúdos da BNCC à prática docente

Portfólio A educação no contexto da educação básica: dos conteúdos da BNCC à prática docente

 

 

O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de
conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico- práticas que são essenciais para a
atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que
a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos ocorram fundamentados pelas novas
evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar
em Grupo (PTG) será: A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE.
Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do
objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o
conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos
interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a Educação Física seja
uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro.
Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo
como base os conteúdos apresentados nas disciplinas do semestre.

PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR

ATIVIDADE(S)

Os conhecimentos teóricos e saberes práticos e procedimentais compõem a base de
sustentação da ação docente, das práticas escolares no contexto da Educação Física. Nenhum outro
componente curricular possui tamanha especificidade tal qual a Educação Física. Teoria (só em
sala?) e a prática (no na quadra?) parecem dividir e engajar a ação docente e o envolvimento dos
alunos em dois mundos. Mas, sabemos que a dimensão teórico-prática vai muito além da
especificidade e limitação de um “lugar” um “espaço” aonde se dá uma das mais complexas ação
profissional: o ensino aprendizado.
No processo de planejamento do ensino-aprendizado, da avaliação, do norteamento das
teorias educacional, encontramos um mundo cheio de desafios. A tecnologia está sendo cada vez
mais utilizada como um recursos educacional. A visão pré-concebida de que os recursos tecnológicos
estavam distantes do “chão da sala de aula” foi superada. Ainda mais no atual contexto social e
educacional em que vivemos. No segmento educacional contemporâneo, o desafio dos educadores
está centrado, também, nos recursos digitais e essa utilização pode promover a motivação dos alunos
levando-os a um maior engajamento nas atividades propostas. Ao pensar sobre as Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação, é preciso refletir sobre quais ferramentas estão disponíveis
para serem usadas em determinado contexto. Recursos inovadores e atuais podem permitir
compartilhar, aprender junto, personalizar e orientar o processo de ensino e aprendizagem.
Enquanto educadores, também é necessário ressaltar a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,
2018), documento que apresenta um conjunto de competências e habilidades que auxiliam na
organização curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais que os alunos devem
desenvolver ao longo da Educação Básica.
No componente curricular Educação Física na BNCC enfatiza-se o movimento corporal como
elemento essencial às práticas corporais. Vale ressaltar que segundo o próprio documento, em
princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e
modalidade de ensino. Na BNCC essa cultura coporal está, em termos de saberes formais e
curriculares assim organizados em seis (6) unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes,
ginásticas, danças, lutas ou práticas corporais de aventura.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois
momentos/partes:

1o PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
✓ Você deverá fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados a seguir:

GRANDO, D. et al. A educação física na base nacional comum curricular: pressupostos, avanços e
retrocessos. 9o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF 2019. Disponível
em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-
%20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/A%20EDUCACAO%20FISICA%20NA%2
0BASE%20NACIONAL%20COMUM%20CURRICULAR.pdf. Acesso em: 10/06/2022.
MARTINELI, T. A. P. et al. A Educação Física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos.
Motrivivência v. 28, n. 48, p. 76-95, setembro/2016. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p76 Acesso
em: 10/06/2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p76
Após leitura, faça uma análise e reflexão dos textos propostos, para que possa redigir uma produção
textual, em forma de texto crítico-argumentativo, a partir do seguinte tema: “A Educação Física na
BNCC: da educação infantil ao ensino médio.”
✓ É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos disponibilizados,
destacando o que caracteriza a BNCC, a concepção de Educação Física na BNCC e seus
aspectos pedagógicos; aspectos essenciais da Educação Física na educação infantil, no
ensino fundamental e no ensino médio sob a luz da BNCC.
✓ Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a respeito
do tema, nesta etapa de produção de texto, com artigos científicos de fontes confiáveis,
como livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientações específicas:
– Elaborar um texto de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 5 (cinco) páginas de conteúdo escrito,
sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual.

2o PARTE – ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA

Elaborem um registro de aula (modelo indicado a seguir) voltado ao Ensino Médio
contemplando o eixo temático ESPORTE e o tema integrador DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA.
Lembrando que um dos objetivos da educação física nessa etapa é o de colocar em evidencia o
chamado protagonismo juvenil, considerando que o jovem do ensino médio é maduro o suficiente
para já neste nível de ensino optar por cursar as disciplinas que tem relação com a profissão que irá
seguir.
O Tema da aula a ser abordado na aula deve estar relacionado com a dimensão ESPORTE X
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA, o Público-alvo Turma do 1o a 3o ano para qual a aula se destina.
Objetivo geral da aula, sua definição do que é a ideia central da aula, expressando de forma clara,
qual a intenção de abordar a unidade temática sugerida sua relação com o tema integrador.
Desenvolvimento da aula são os caminhos percorridos para que o objetivo seja atingido. Descreva
detalhadamente as ações que serão realizadas ao longo do encontro. Avaliação é o modo como o
professor irá acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços
e o que ainda necessita de aperfeiçoamento.

 

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